[EXERCÍCIOS] TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ARGUMENTAÇÃO



Desde a pré-história, os seres humanos desenvolvem técnicas que transformam o meio natural em que vivem para, com isso, suprir as necessidades das populações.
Atualmente, uma dessas técnicas é biotecnologia, fruto do desenvolvimento dos conhecimentos científicos sobre os genes: estruturas genéticas localizadas em um local determinado do DNA são quimicamente idênticas em todos os seres vivos. Isso abriu a possibilidade de transplantar genes de uma espécie para outra; justamente o que faz a biotecnologia, produzindo os transgênicos 
(organismos geneticamente modificados).

A produção desses organismos, desenvolvidos em laboratório, gera polêmica: há quem defenda essa descoberta; há quem se posicione contrariamente a ela. No link abaixo, você pode ler um texto de divulgação científica sobre o assunto, publicado pelo jornal Biosferas, elaborado na Universidade Estadual Paulista (UNESP).


"Transgênicos na alimentação"


# EXERCÍCIOS


1. Biosferas é um jornal científico on-line que aborda temas relacionados à Biologia e às Ciências da Natureza.

a) Qual a finalidade de um artigo científico?

b) Quem provavelmente escreve artigos para esse tipo de jornal?

c) Que tipo de público pode ser apontado como alvo do artigo?



2. Na frase: "Avanços nunca imaginados permitem hoje a utilização dessa técnica em melhoramentos de animais, plantas ou microrganismos. Técnicas revolucionárias como essa causam impacto (...)" a que palavra(s) se referem os pronomes em destaque?


3. No trecho "Dentre as aplicações da Biotecnologia, destacam-se os OGM (Organismos Geneticamente Modificados)", por que os autores usam a palavra dentre?


4. Segundo o texto, por que a ciência busca melhoramentos nas plantas, por exemplo?


5. No sexto parágrafo, os autores escrevem: "Apesar de todas essas vantagens (...)". Qual é o efeito de sentido produzido pela expressão apesar de?


6. Quais são os aspectos negativos dos transgênicos, de acordo com o artigo?


7. Em relação à construção do texto, responda às questões a seguir.

a) Qual é o objetivo dos autores nos parágrafos 4, 5 e 6?

b) O que os autores destacam nos parágrafos 7 e 8?

c) De que maneira se dá a finalização do texto nos parágrafos 9, 10 e 11? Qual a posição final defendida pelos autores?


____________________________________________


# LEITURA DE GRÁFICOS

No campo científico, os gráficos são bastante utilizados para apresentar os resultados de pesquisas, pois são capazes de mostrar, de forma sintética e acessível, os dados colhidos sobre um determinado fato: geralmente comparando informações qualitativas e quantitativas, podendo envolver também tempo e espaço.
Interpretar gráficos presentes nos textos é fundamental para compreender os fenômenos que eles buscam apresentar. Os gráficos abaixo pertencem à pesquisa "Estudo de percepção sobre transgênicos na produção de alimentos", conduzida pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e pelo IBOPE Conecta. Você pode acessá-la no link abaixo.



Vamos analisar, a partir dos exercícios abaixo, se os brasileiros estão ou não bem informados sobre transgênicos e seu impacto no agronegócio.


1. Analise os gráficos a seguir e responda às questões.



a) Quais são os veículos de informação científica mais consultados pelos brasileiros quando se interessam pela ciência?





b) O brasileiro acredita que o conhecimento científico auxilia na agricultura?




c) É possível afirmar que o brasileiro sabe muito ou pouco sobre os transgênicos?




d) Quais são os produtos transgênicos produzidos no Brasil e mais conhecidos pelos brasileiros?


  • A partir da leitura dos gráficos, qual é sua conclusão em relação a quanto os brasileiros conhecem sobre os alimentos transgênicos e avaliam seu impacto no agronegócio?



Comentários

Postagens mais visitadas