[EXERCÍCIOS] CARTA ABERTA: ARGUMENTAÇÃO

 


Carta aberta aos prefeitos

 

8 de janeiro de 2017

Por pior que sejam os problemas de caixa, as dívidas acumuladas pelo município e as surpresas ruins que todos vocês tiveram nesta primeira semana de governo, lembrem-se de que a paciência do eleitor é curta para quem só sabe reclamar da vida ou do destino. Aliás, todos vocês já sabiam desde a época de campanha -antes até- que a situação era difícil. Agora é arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem.

Se escolherem o caminho da sustentabilidade, a chance de dar certo é maior.

Dê destino correto para os resíduos (a maioria das cidades ainda tem lixões) e, se não houver recursos para instalar um aterro sanitário no curto prazo, promova a coleta seletiva (de lixo seco) e a compostagem (de matéria orgânica) para reduzir os danos ambientais que a sua cidade causa. Pode ser que isso gere uma economia de recursos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cidades precisam ter 12 metros quadrados de área verde por habitante. Faça a conta e veja se o seu município tem cobertura vegetal suficiente para garantir umidade, temperatura e bem-estar mínimos para os moradores. A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana é das mais vantajosas que existem.

Seja amigo da bicicleta, das hortas urbanas, da reciclagem, do reuso de água e do IPTU Verde (que beneficia quem realiza intervenções sustentáveis no imóvel).

Persiga os poluidores que desrespeitam a lei, tenha rédea curta com a especulação imobiliária, tolerância zero com as ocupações irregulares. Seja um bom xerife da qualidade de vida de todos, sem privilégios. Nomeie um secretário de Meio Ambiente que saiba contrariar interesses e não tenha medo de dizer não quando necessário. Se o secretário em questão não for da área ambiental (mas seja um bom gestor), nomeie como subsecretário alguém que saiba o que é “DBO” ou “licenciamento ambiental” para ser o anjo da guarda sustentável do chefe. Puna exemplarmente os casos de corrupção e cerque-se de quadros técnicos confiáveis e honestos.

Muita atenção com os empresários de ônibus, com os construtores e com aqueles que recorrem a influência e dinheiro para privilegiar os interesses pessoais em detrimento do coletivo.

Privilegie os mais pobres e faça um pacto com a sua consciência: em nenhuma hipótese entregar uma cidade mais degradada para seu sucessor.

 

André Trigueiro


Fonte: https://mundosustentavel.com.br/carta-aberta-aos-prefeitos/

 

________________________________________________________________


A carta aberta é um gênero textual marcadamente argumentativo, que busca persuadir o interlocutor imediato (aquele a quem a carta se dirige explicitamente) e a sociedade ("leitor" a quem a carta se abre). Os exercícios abaixo vão auxiliar na análise dos recursos linguísticos empregados na construção argumentativa do texto. 


# EXERCÍCIOS


1. De que maneira o título "Carta aberta aos prefeitos" dá pistas ao leitor sobre o que ele poderá encontrar no texto?


2. Qual a finalidade da data logo no início da carta? Por que não há indicação de local? De que maneira esses elementos se relacionam com o objetivo da carta?


3. Releia novamente o primeiro parágrafo para responder aos questionamentos a seguir.

a) Que trechos se referem à data indicada, retomando-a e evidenciando a importância de sua presença ao início?

b) Que palavra ou expressão é retomada pelo trecho "as dívidas acumuladas pelo município e as surpresas ruins que vocês tiveram nesta primeira semana de governo"?

c) Ao dizer "lembrem-se de que a paciência do eleitor é curta para quem só sabe reclamar da vida ou do destino", que argumento o autor utiliza para convencer os prefeitos de que eles devem agir, apesar dos problemas?

d) Que relação o uso do advérbio "aliás" estabelece com o que foi dito anteriormente? Que outra palavra ou expressão poderia substituí-lo estabelecendo o mesmo efeito de sentido?


4. Releia o segundo parágrafo do texto. 

a) A forma verbal "se escolherem" expressa uma:
(   ) possibilidade no presente.
(   ) condição a ser considerada no futuro.
(   ) ordem.
(   ) certeza.

b) A construção do período indica que a intenção do autor da carta é:
(   ) dizer aos prefeitos que há diversas maneiras possíveis de agir.
(   ) apresentar aos prefeitos diversas opções de caminhos a seguir.
(   ) afirmar que há chance de tudo dar certo.
(   ) convencer os prefeitos de que o melhor caminho é o da sustentabilidade.


5. Qual é a intenção do autor a partir do terceiro parágrafo?


6. A partir do terceiro parágrafo, o autor passa a se expressar usando, principalmente, qual forma verbal? Qual a sua intenção nesse uso?


7. Em "Pode ser que isso gere uma economia de recursos", a que se refere o pronome demonstrativo "isso"? Que marcas linguísticas indicam que, nesse período, o autor expressa uma possibilidade, uma probabilidade?


8. No trecho "Puna exemplarmente os casos de corrupção e cerque-se de quadros técnicos confiáveis e honestos", qual é a circunstância expressa pelo advérbio "exemplarmente"? Justifique o seu raciocínio. 


______________________________________________________________


A carta aberta foi um dos gêneros textuais solicitados pela redação da UNICAMP no ano de 2014. Você pode ler a proposta clicando no link abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas