[EXERCÍCIOS] ORAÇÕES COORDENADAS
PARTE I
Ouça abaixo a música "Um pôr do sol na praia", de Silva e Ludmilla.
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Parei de reclamar A vida vai passar Não vou ficar mais nessa Olha pro lado e vê Quem anda com você ‘Cê tem que abraçar Preste bem atenção Coisas do coração São como essa ladeira Pra conseguir subir Tem que ser leve, sim O amor te estende a mão Você não anda bem Precisa relaxar Precisa de uma praia Um pôr do sol na praia Um pôr do sol à beira-mar |
Eu já caí no chão E quem me deu a mão Foi uma gente boa Gente que nem pensei Que me queria bem Veio me levantar
Meu bem, preste atenção Não diga coisa à toa Palavras vão voltar E podem se vingar Da sua ingratidão
Precisa relaxar Precisa de uma praia Um pôr do sol na praia Um pôr do sol à beira-mar |
1. Retire do texto duas orações
coordenadas assindéticas que mantenham relação de sentido entre si.
2. Retire da canção duas orações
coordenadas sindéticas.
3. Qual a classificação das orações
apontadas na questão 2?
4. Há, no texto, orações que assumem o
papel de termos de outras orações (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo
do sujeito etc.). Identifique uma dessas orações e indique que função ela
assume.
Texto para a questão 5.
CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO
(Carlos Drummond de Andrade)
5. No poema acima, há período simples ou composto?
6. As conquistas da medicina e a melhor alimentação elevaram sensivelmente a vida média do homem, mas a aids mata com crueza e a tuberculose voltou a ser quase epidêmica. (Gilberto Dupas)
a) Quantas orações contém o período acima?
b) As orações funcionam como termos de outras?
c) Como se chama a relação que mantêm entre si as orações independentes de um período?
7. Indique a relação que a oração sublinhada estabelece com a outra oração do período.
Relações:
a) soma, adição
b) oposição
c) alternância
d) conclusão
e) explicação
( ) “Fui como as ervas, e não me arrancaram."
( ) “Não leia no escuro, que faz mal à vista."
( ) “Marta não veio nem telefonou."
( ) “Ganhas pouco; portanto, procura economizar."
( ) “Tanto tenho aprendido, e não sei nada."
( )“O Antunes das duas uma: ou não compreendia bem ou não ouvia nada do que lhe dizia o seu companheiro."
( ) “As ruas estão molhadas; deve ter chovido, pois."
( ) “Respeita-o; pois ele é teu pai."
( ) “Ele não só estava louco; mas também o sabia."
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PARTE II
1. “Eles estão brigando muito, logo irão se divorciar.”
A frase acima é uma oração coordenada:
2. As orações coordenadas aditivas expressam a ideia de soma. A alternativa
abaixo que não apresenta essa ideia é:
3. "Faço todos os trabalhos de casa de manhã, ______ fico com a tarde livre".
A lacuna acima não pode ser substituída
pela conjunção:
4. "Mauro não estudou nada e foi aprovado”.
A oração destacada é:
5. Considerando-se a relação lógica existente entre os dois
segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado não poderá ser
corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em:
6. Considere a seguinte informação extraída de uma notícia de
jornal:
"43% dos domicílios do Brasil são inadequados para moradia, diz
IBGE. Taxa representa 24,7 milhões dos 57,5 milhões de lares no país em 2008.
Em 1992, porém, 63,2% das casas não eram consideradas adequadas."
A conexão entre as afirmações feita com o uso de “porém” destaca
que os índices de domicílios inadequados para moradia em 2008 e 1992:
7. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.


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