[EXERCÍCIOS] ORAÇÕES COORDENADAS

PARTE I

Ouça abaixo a música "Um pôr do sol na praia", de Silva e Ludmilla. 



Tudo de que precisamos nesta quarentena, não é mesmo? 🌊🌞🌴😎✌


Texto para as questões de 1 a 4. 


Parei de reclamar

A vida vai passar

Não vou ficar mais nessa

Olha pro lado e vê

Quem anda com você

‘Cê tem que abraçar

 

Preste bem atenção

Coisas do coração

São como essa ladeira

Pra conseguir subir

Tem que ser leve, sim

O amor te estende a mão

 

Você não anda bem

Precisa relaxar

Precisa de uma praia

Um pôr do sol na praia

Um pôr do sol à beira-mar

Eu já caí no chão

E quem me deu a mão

Foi uma gente boa

Gente que nem pensei

Que me queria bem

Veio me levantar


Palavras vêm e vão

Meu bem, preste atenção

Não diga coisa à toa

Palavras vão voltar

E podem se vingar

Da sua ingratidão


Você não anda bem

Precisa relaxar

Precisa de uma praia

Um pôr do sol na praia

Um pôr do sol à beira-mar

  

1. Retire do texto duas orações coordenadas assindéticas que mantenham relação de sentido entre si.

 

2. Retire da canção duas orações coordenadas sindéticas.

 

3. Qual a classificação das orações apontadas na questão 2?

 

4. Há, no texto, orações que assumem o papel de termos de outras orações (sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito etc.). Identifique uma dessas orações e indique que função ela assume.


Texto para a questão 5.

CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO

Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.

(Carlos Drummond de Andrade)


5. No poema acima, há período simples ou composto?


6.  As conquistas da medicina e a melhor alimentação elevaram sensivelmente a vida média do homem, mas a aids mata com crueza e a tuberculose voltou a ser quase epidêmica. (Gilberto Dupas)


a) Quantas orações contém o período acima?

b) As orações funcionam como termos de outras?

c) Como se chama a relação que mantêm entre si as orações independentes de um período?


7. Indique a relação que a oração sublinhada estabelece com a outra oração do período.

Relações:

a) soma, adição

b) oposição

c) alternância

d) conclusão

e) explicação


(   ) “Fui como as ervas, e não me arrancaram." 

(   ) “Não leia no escuro, que faz mal à vista."

(   ) “Marta não veio nem telefonou."

(   ) “Ganhas pouco; portanto, procura economizar."

(   ) “Tanto tenho aprendido, e não sei nada."

(   )“O Antunes das duas uma: ou não compreendia bem ou não ouvia nada do que lhe dizia o seu companheiro."

(   ) “As ruas estão molhadas; deve ter chovido, pois."

(   ) “Respeita-o; pois ele é teu pai."

(   ) Ele não só estava louco; mas também o sabia."


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PARTE II


1. “Eles estão brigando muito, logo irão se divorciar.”

A frase acima é uma oração coordenada:

a) explicativa
b) conclusiva
c) alternativa
d) adversativa
e) aditiva

 

2. As orações coordenadas aditivas expressam a ideia de soma. A alternativa abaixo que não apresenta essa ideia é:

a) Ora gosta de pizza, ora gosta de hambúrguer.
b) Gosta de museu, bem como de teatro.
c) Jéssica conheceu Portugal e Espanha.
d) Não faz nem deixa ninguém fazer.
e) Gosta de ficar em casa, como também gosta de sair.

 

3. "Faço todos os trabalhos de casa de manhã, ______ fico com a tarde livre". 

A lacuna acima não pode ser substituída pela conjunção:

a) portanto
b) consequentemente
c) logo
d) assim
e) contudo

 

4. "Mauro não estudou nada e foi aprovado”. A oração destacada é:

a) adversativa
b) conclusiva
c) explicativa
d) alternativa
e) causal

 

5. Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado não poderá ser corretamente preenchido pela conjunção mas, apenas em:

a) Morre o homem, (...) fica a fama.
b) Reino com novo rei (...) povo com nova lei.
c) Por fora bela viola, (...) por dentro pão bolorento.
d) Amigos, amigos! (...) negócios à parte.
e) A palavra é de prata, (...) o silêncio é de ouro.

 

6. Considere a seguinte informação extraída de uma notícia de jornal:

"43% dos domicílios do Brasil são inadequados para moradia, diz IBGE. Taxa representa 24,7 milhões dos 57,5 milhões de lares no país em 2008. Em 1992, porém, 63,2% das casas não eram consideradas adequadas."

A conexão entre as afirmações feita com o uso de “porém” destaca que os índices de domicílios inadequados para moradia em 2008 e 1992:

a) são semelhantes: os índices eram muito altos em 1992 e continuam altos em 2008.
b) estão em oposição: mesmo altos, os índices de 2008 revelam uma melhoria em relação a 1992.
c) são contraditórios: os dados de 2008 mostram resultados opostos ao que se poderia prever a partir dos dados de 1992.
d) apontam para direções contrárias: revelam um retrocesso na adequação das moradias entre 1992 e 2008.
e) são complementares: os índices de 2008 eram previsíveis a partir dos dados de 1992.

 

7. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido.


1. Correu demais, ... caiu.
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, ... a alma é imortal.
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

 

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto





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