[MOVIMENTO] SIMBOLISMO
(Boulevard des capucines, Claude Monet, 1873)
No fim do século XIX, o otimismo que havia tomado a sociedade na era das revoluções passa a dar espaço para um pensamento mais reflexivo e otimista. Algumas escolas literárias se desenvolveram nessa época: Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. Além delas, tivemos também o surgimento do Simbolismo. Observe o quadro de Monet logo acima, nele o pintor retrata uma rua da Paris no período citado.
Quais elementos você consegue identificar na pintura? Em que estação do ano parece ocorrer a cena? Que recursos o pintor utilizou para indicar essa estação?
É possível perceber que a forma como Monet representou as pessoas, coches, árvores e prédios indica movimento. Que impressão isso nos dá sobre a vida na cidade?
De que modo essa pintura difere dos quadros realistas?
(Charles Baudelaire - Tradução: Ivan Junqueira)
É possível estabelecer uma relação entre o poema de Baudelaire e o quadro de Monet. Quais expressões no poema comprovam essa afirmação? Que impressões são causadas no eu lírico pela mulher que passa? De que maneira a cena retrata a vida nas cidades pós-revoluções?
As profundas crises sociais provenientes do processo de industrialização e as mudanças de valores centenários desencadeadas pelas descobertas científicas produziram um clima de indefinições e inquietações na Europa do final do século XIX. Os artistas, que não podiam se apoiar mais nas emoções do Romantismo e já não se sentiam contemplados pela razão do Realismo, buscaram interpretar o mundo para além do tangível, do real e do objetivo. Nas artes, esse movimento foi chamado de Impressionismo e na literatura, de Simbolismo.
Alguns pintores do período foram Claude Monet, Auguste Renoir e Vincent Van Gogh.
(Campo de trigo com corvos, Vincent Van Gogh, 1890)
Na tela de Van Gogh, a natureza é usada para simbolizar a ideia de solidão e de tristeza. Os três caminhos que se abrem em primeiro plano, diante do observador, trazem a inquietação do indefinido, porque se perdem em meio ao trigal. O centro de perspectiva desaparece da tela, ajudando a tornar o olhar mais difuso. A pintura não é mais uma representação fiel da realidade. Ela traduz as impressões e os sentimentos do artista que a compôs, por isso o movimento foi chamado de Impressionismo.
Abaixo você pode assistir ao trailer do filme "Com amor, Van Gogh", que conta um pouco da história do pintor, valendo-se de sua estética. Se quiser assistir à obra, é possível vê-la na Netflix.
MAPA MENTAL - PARTE I
MAPA MENTAL - PARTE II







Comentários
Postar um comentário