[SINTAXE] EMPREGO DO PRONOME RELATIVO
Repare que no poema há, em diversos momentos, a ocorrência do pronome relativo QUE. Ele é utilizado para retomar os termos que já foram apresentados de modo a não repeti-los. Repare que os três primeiros versos poderiam ser escritos da seguinte forma.
João amava Teresa. Teresa amava Raimundo.
Raimundo amava Maria. Maria amava Joaquim. Joaquim amava Lili.
Lili não amava ninguém.
O autor, no entanto, optou pela utilização de uma sequência de pronomes relativos que retomavam esses termos antecedentes (destacados no trecho). Repare que a função sintática do pronome relativo é diferente da função sintática do termo a que se refere:
João amava Teresa que amava Raimundo.
O termo Teresa é objeto direto do verbo “amava”, na primeira oração. Já o pronome relativo que, na segunda oração, cumpre a função sintática de sujeito. Concluímos então:
PRONOMES RELATIVOS: são aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam.
Exemplo: Racismo é um sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros. (O pronome relativo "que" refere-se à palavra "sistema" e introduz uma oração subordinada adjetiva. Diz-se que a palavra "sistema" é antecedente do pronome relativo "que".)
Os pronomes relativos "que" e "qual" podem ser antecedidos pelos pronomes demonstrativos "o", "a", "os", "as" (quando esses equivalerem a "isto", "isso", "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".). Como é o caso da tirinha apresentada.




Comentários
Postar um comentário