[EXERCÍCIOS] "UMA GALINHA", DE CLARICE LISPECTOR
O vídeo acima é uma animação produzida por Rafael Aflalo a partir do conto "Uma galinha", de Clarice Lispector. Assista a ela para retomar a narrativa do conto e realize os exercícios abaixo.
1. Que tipo de narrador temos nessa história? Justifique.
2. A protagonista do conto é
apresentada logo ao início da narrativa. De que maneira ela é caracterizada? O
que significa essa caracterização?
3. A narrativa do conto oscila entre duas maneiras de falar sobre a galinha: personificação e animalização. Aponte dois trechos que assinalem esses processos e formule uma hipótese que justifique a ocorrência.
4. Em todos os trechos citados abaixo
há adjetivo(s), exceto em:
a) [...] não souberam dizer se era gorda ou magra.
b) Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda,
concentrada.
c) Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se os anos.
d) [...] hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo.
5. Por que a galinha se torna a rainha da casa?
Compare esse momento com a situação inicial do conto.
6. Assinale a alternativa em que contém discurso direto:
a) Era uma galinha de domingo. Ainda
viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma.
b) Mal porém
conseguiu desvencilhar-se do acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos
gritos: – Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o
nosso bem!
c) Uma vez ou outra, sempre mais
raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar a beira do
telhado, prestes a anunciar.
d) Afinal, numa das vezes em que parou
para gozar sua fuga, o rapaz alcançou-a. Entre gritos e penas, ela foi presa.
7. Por que, afinal, a família desiste
de comer a galinha? E por que, tempos depois, decidem comê-la?
8. O conto apresenta, na verdade, uma
alegoria da condição feminina na sociedade. Explique de que maneira essa alegoria
se constrói e aponte elementos do texto que justifiquem sua resposta.


Comentários
Postar um comentário