[EXERCÍCIOS] "UMA GALINHA", DE CLARICE LISPECTOR

 



O vídeo acima é uma animação produzida por Rafael Aflalo a partir do conto "Uma galinha", de Clarice Lispector. Assista a ela para retomar a narrativa do conto e realize os exercícios abaixo. 


1. Que tipo de narrador temos nessa história? Justifique.


2. A protagonista do conto é apresentada logo ao início da narrativa. De que maneira ela é caracterizada? O que significa essa caracterização?


3. A narrativa do conto oscila entre duas maneiras de falar sobre a galinha: personificação e animalização. Aponte dois trechos que assinalem esses processos e formule uma hipótese que justifique a ocorrência.


4. Em todos os trechos citados abaixo há adjetivo(s), exceto em:

a) [...] não souberam dizer se era gorda ou magra.

b) Sozinha no mundo, sem pai nem mãe, ela corria, arfava, muda, concentrada.

c) Até que um dia mataram-na, comeram-na e passaram-se os anos.

d) [...] hesitante e trêmula, escolhia com urgência outro rumo.

 

5. Por que a galinha se torna a rainha da casa? Compare esse momento com a situação inicial do conto.

 

6. Assinale a alternativa em que contém discurso direto:

a) Era uma galinha de domingo. Ainda viva porque não passava de nove horas da manhã. Parecia calma.

b) Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento, despregou-se do chão e saiu aos gritos: – Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem!

c) Uma vez ou outra, sempre mais raramente, lembrava de novo a galinha que se recortara contra o ar a beira do telhado, prestes a anunciar.

d) Afinal, numa das vezes em que parou para gozar sua fuga, o rapaz alcançou-a. Entre gritos e penas, ela foi presa.

 

7. Por que, afinal, a família desiste de comer a galinha? E por que, tempos depois, decidem comê-la?

 

8. O conto apresenta, na verdade, uma alegoria da condição feminina na sociedade. Explique de que maneira essa alegoria se constrói e aponte elementos do texto que justifiquem sua resposta.


Comentários

Postagens mais visitadas