[EXERCÍCIOS] SINOPSE E RESENHA: ARGUMENTAÇÃO
(Imagem do cartaz do filme "Extraordinário")
(Sinopse do livro "Extraordinário", retirada do site da editora)
Você pode perceber que, nas duas definições do dicionário on-line, a palavra "argumentar" está associada a "ideias". A argumentação envolve, de fato, a apresentação de ideias para tentar influenciar, agir sobre outro indivíduo, convencendo-o a compartilhar de nossas ideia e posições. Para isso, a argumentação, claro, precisa estar adequada ao interlocutor e às intenções do locutor. O texto argumentativo precisa ser capaz de persuadir o outro. São utilizados diversos recursos nesse sentido: escolha de palavras; desenvolvimento de raciocínio lógico; apresentação de exemplos e/ou dados; citação de autoridades no assunto etc.
# OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Os operadores argumentativos são elementos linguísticos que reforçam a argumentação e auxiliam no convencimento do interlocutor. São conjunções, advérbios, expressões, palavras que indicam inclusão ou exclusão, reformulação, entre outras.
Retome as linhas 4 e 11 da sinopse de "Extraordinário" e perceba a utilização de operadores como "todo mundo sabe", "ainda mais", "sem dúvida alguma", "extraordinariamente" e "todo tipo de leitor" dentro do contexto apresentado, do tipo de texto e da intenção.
Se "todo mundo sabe", o que é dito em seguida ("que é difícil ser um aluno novo") pode ser entendido como uma ideia que representa uma suposta verdade universal, uma verdade aceita por todos. Sendo assim, há a ideia de que não haveria, hipoteticamente, como o leitor discordar.
Apresentando um fato considerado difícil, vem a expressão "ainda mais", ou seja, agrava-se a dificuldade do fato. E, ao apresentar-se o motivo agravante, o adjetivo vem modificado por um advérbio de intensidade ("tão" diferente).
Na conclusão, ao falar do impacto que a história do menino vai provocar, o locutor emprega dois adjetivos (forte, comovente), seguidos da expressão "sem dúvida alguma" (que dá a ideia de algo inquestionável, e de um advérbio, "extraordinariamente", modificando o 3º adjetivo (positivo), fazendo um jogo de palavras com o título.
Para terminar, há a afirmação de que o livro vai tocar "todo tipo de leitor" (portanto, não há escapatória: o leitor da sinopse está incluído entre os que serão tocados pela "comovente história").
É possível confirmar, então, que esses recursos argumentativos procuram levar o leitor a concordar com o que é dito na sinopse.
Analise agora a resenha do filme "O Orgulho", de Yvan Attal.
# EXERCÍCIOS
1. Releia o sexto parágrafo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir, referentes a expressões e palavras usadas como operadores argumentativos.
( ) O primeiro período do parágrafo desperta a atenção para dificuldades enfrentadas pelo diretor do filme, já que se trata de tema polêmico.
( ) No segundo período, após um comentário pouco favorável ao diretor, o resenhista introduz uma ideia positiva, com a conjunção "mas" funcionando como operador argumentativo.
( ) No terceiro período, a expressão "por sorte" e, no quarto período, a palavra "também" indicando inclusão funcionam como operadores argumentativos, orientando a leitura para elementos que favorecem o filme.
- Caso haja alguma afirmativa incorreta, justifique a incorreção.
2. O resenhista começa o sétimo parágrafo assim: "Como era de se esperar (...)".
a) Como essa expressão contribui como estratégia argumentativa no parágrafo?
b) Que outros operadores argumentativos são empregados nesse parágrafo?
3. Em resenhas de filmes e novelas, ao mencionar atores e personagens, os autores procuram separar a ficção da realidade. Mas, às vezes, eles misturam propositalmente. Indique, na resenha analisada:
a) um trecho em que ficção e realidade estão separadas.
b) um trecho em que ficção e realidade se misturam.
4. O resenhista emprega, em várias oportunidades, a conjunção "mas" e a palavra denotativa de inclusão "também". Reescreva o penúltimo parágrafo, substituindo essas palavras por outras de mesmo sentido.
5. Voltemos ao quinto parágrafo. Nele, o autor da resenha introduz uma comparação "(...) Inicia-se, então, este 'Pigmalião' contemporâneo, que procura entender (...)". Pigmalião foi uma personagem da mitologia grega: habilidoso escultor, faz a estátua de uma figura feminina que ele considera belíssima. Acaba se apaixonando por ela. Afrodite, deusa d amor, transforma a estátua em mulher (Galateia). O mito passou a ser uma referência para a ideia de transformação de uma pessoa. O dramaturgo irlandês Bernard Shaw (1856-1950) escreveu, em 1913, a peça Pigmalião, em que uma mulher do povo é transformada em dama da alta sociedade. Essa peça foi adaptada para o cinema e para a televisão.
(Pigmalião e Galateia, de Ernest Normand, 1886)
- Após essas informações, você considera que a comparação feita pelo autor da resenha é um recurso argumentativo adequado? Por quê?
6. Em relação à charge acima, na fala da moça, quais são os efeitos de sentido produzidos pelo emprego dos operadores argumentativos?
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A resenha foi um dos gêneros textuais solicitados pela redação da UNICAMP no ano de 2016. Você pode ler a proposta clicando no link abaixo.
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